terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Yat Ji Jung Choei - O Soco do Ving Tsun (Wing Chun) #002

Yat Ji Jung Choei

日字中捶


Na última postagem (Yi Ji Kim Yeung Ma) falamos da importância singular da estrutura de sustentação para conseguir produzir qualquer resultado.  Todas as disciplinas marciais, desportivas ou não, visam obter resultados com o menor esforço possível, mas há um outro ponto que meu mestre sempre nos lembra "apoie-se no potencial da situação". Isto vale tanto para responder aos estímulos oferecidos pelo adversário quanto para melhor aproveitamento dos mecanismos do seu próprio movimento.



Em base Yi Ji Kim Yeung Ma socando Yat Ji Jung Choei





Antes de fragmentar o termo do dia vou lhes deixar um Kuen Kuit (provérbio marcial), que vi no blog "Alinhamento Marcial", que fala também disso numa ótica diferenciada. Veja a tradução, a imagem do carimbo de pedra e o texto falando deste Kuen Kuit aqui.

應打則打

不應打不可打

毋強打

勿亂打 

Futuramente você revisitaremos esse Kuen Kuit e visitaremos muitos outros, palavra por palavra.

Voltando ao soco, Yat Ji Jung Choei, posso dizer que sempre que soco com o punho em pé é Yat Ji Jung Choei? Não.

Yat Ji Jung Choei depende de fatores específicos para que se configure e seu nome dá toda referência (quanto a natureza) que precisamos.

Momento de preparação do soco tendo como referência a Linha Central

Meio, Centro - Jung

O punho é posicionado no centro e vai percorrer ao longo da linha central imaginária e termina seu percurso no alcance máximo do braço.

Em sua obra Grão-Mestre Moy Yat transmite os pontos chave do Yat Ji Jung Choei, num hipertexto, onde as figuras trocam informações entre si

Sol - Yat

Grão Mestre Moy Yat evidencia em sua obra o ideograma Sol, os pontos de contato do punho com o alvo e o posicionamento da mão e o detalhe do polegar. Ver o Sol nascer quadrado pode ter mais significados dolorosos. Note que pela segunda vez temos Ji (字) inserido no termo dando a dica de que um determinado ideograma pode ser "visto" desenhado no corpo ou com ajuda dele desenhado em algum lugar ou coisa.

O ideograma correspondente ao soco será parte de outros termos futuramente. No vídeo abaixo, numa das raras demonstrações gravadas e disponibilizadas para Internet observaremos como o soco pode ter variações. Lembra quando  falei sobre apoiar-se no potencial da situação?




Soco - Choei

O Kung Fu de maneira geral pega termos emprestados de outras coisas, sejam objetos, animais ou atividades, mas isso não é exclusividade chinesa. Da mesma maneira que temos sinônimos variados para chutes e socos, na China não seria diferente. Este mesmo ideograma carrega vários significados e diversos usos, como socar, atingir com bastão, martelo e por aí vai. Há outros ideogramas que significam ou podem ser usados para descrever "soco"? Sim.

Já imaginou como seria para um chinês estudando arte brasileira e lidando com termos tipo "baixar o sarrafo ou sentar o sapato"?

Até mais!



Próxima postagem: Taan Sau












Nenhum comentário:

Postar um comentário