quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Yi Ji Kim Yeung Ma - Base estacionária #001

Yi Ji Kim Yeung Ma

二字鉗羊馬





Ano 2000 iniciei meus estudos dentro do Ving Tsun Kung Fu com Mestre Sênior Julio Camacho. Baseado nas conversas que tivemos ao longo destes 17 anos vou ilustrar curiosidades culturais, termos chineses e outras neste blog.


Imagem da série de vídeos do Especial Fragmentos do Kung Fu


Talvez você estude Ving Tsun (Wing Chun), alguma arte brasileira, japonesa, filipina, chinesa, tanto faz, posso assegurar que o responsável técnico pelo seu treinamento fez diversas observações sobre sua base. Com meu mestre isso não foi diferente.



Imagem de divulgação - fonte Internet




O termo de hoje é a mais famosa base do Ving Tsun, o Yi Ji Kim Yeung Ma.

Na imagem acima vemos o personagem do Patriarca Ip Man, vivido por Donnie Yen, segurando seu adversário para socar. Nesse caso Yi Ji Kim Yeung Ma foi quase literal (Você conta e o carneiro que puxa um sono).

O Jiu Sik (técnica) Yi Ji Kim Yeung Ma permite que diversos estudos e checagens sejam realizados enquanto você o executa: Estudo de posicionamento dos pés, joelhos, entendimento de rotação do quadril, encaixe do quadril, absorção de força externa e redirecionamento, entre outras. Com isso podemos dizer sem dúvidas que é uma base estacionária, mas nem por isso estática. Se você já tem alguma vivência com esta base, talvez tenha feito sua abertura enquanto lia este trecho, mesmo que mentalmente. Abaixo uma imagem do Jiu Sik para ilustrar.


Sustentado pelo Yi Ji Kim Yeung Ma e realizando a checagem dos componentes da base

Que tal visitarmos este termo falando de palavra por palavra?

Cavalo - Ma

Por ser um símbolo de resistência e estabilidade cavalo é um termo que acompanha frequentemente nomes de bases chinesas ou não.

Prender - Kim / Carneiro - Yeung  


Os joelhos ligeiramente fletidos para dentro fazem lembrar uma posição de tosquia de carneiro.

Dois  - Yi / Ideograma - Ji

Os pés acompanham o direcionamento dos joelhos e se resolver traçar duas linhas, imaginárias ou não, de um calcanhar até o outro e o mesmo com os hálux, verá o ideograma composto de dois traços horizontais no chão.

Esse foi o termo de hoje, visto em partículas menores e seus ideogramas. Por falar em partículas segue o vídeo com demonstração de técnicas da série Fragmentos do Ving Tsun Kung Fu com Mestre Julio Camacho, suas demonstrações são raras. Clique aqui e entenda melhor em A Journey of Ving Tsun Life 



As técnicas apresentadas no vídeo se conectam diretamente com o tema\termo de hoje e o próximo, portanto fiquem ligados. Gostou do vídeo? Curta e compartilhe e para não perder os próximos, inscreva-se no canal e nos acompanhe por aqui até o próximo termo.

Até mais!


Próxima postagem: Yat Ji Jung Choei







Nenhum comentário:

Postar um comentário