domingo, 23 de agosto de 2020

Fica ligado! Siu Sam #005

Sejam bem-vindos, nas próximas semanas vou continuar contando meus relatos sobre as minhas percepções e experiências vividas no curso ministrado por meu mestre, Julio Camacho, a quem chamo de Si Fu, então se você chegou nos últimos dias e não leu nenhuma especificação sobre isso agora já está sabendo. 

No meu último relato eu deixei uma pergunta para mim mesmo de quantas ideias eu (ou você) poderia coletar e hoje vamos continuar explorando e brincando com as possibilidades e potenciais ideias escondidas dentro de três sons familiares para praticantes de Ving Tsun: “Siu Nim Tau”. 


小 siu


念 nim 


頭 tau



Mestre Julio Camacho em um curso anterior sobre o Siu Nim Tau

Desta vez eu preferi adotar a mesma romanização encontrada em dicionários, se na sua família, linhagem, estilo, clã, tribo ou convenção é escrito diferente, não tem problema, o jeito correto de escrever sempre será com ideogramas e a romanização é somente para nos ajudar com um ponto de partida sonoro. “Você não colocou os tons!!!” Calma, chapa! Não é um curso de Chinês, relaxa! Haha!


小心 siu sam




Estes dois juntos são vistos com muita frequência nos lugares mais comuns possíveis, pois transmitem principalmente o sentido de atenção, cuidado, observe atentamente ao redor ou aquele “mind the gap” maroto de quem já teve que dar um salto do transporte para a plataforma, siu sam é o fica ligado das massas.


Muito interessante isso tudo, mas a sua contribuição é falar de dois ideogramas comuns em qualquer placa de piso molhado? Sim!


Vai embora ainda não que tem mais! Nesta última quarta-feira, 19 de agosto, que é a melhor data do ano até o próximo 19 de agosto, meu Si Fu falou de diversos pontos de atenção exploráveis dentro do ínicio da sequência do Siu Nim Tau: como os dedos devem abordar o chão, posicionamento do quadril, sobre como aproveitar a força da gravidade para economizar força física na execução do movimento, o uso dos membros como contrapeso dinâmico para geração de equilíbrio, a exploração da caminhada, micro ajustes e mais alguns vários detalhes. 

O Siu Nim Tau não é estático, mono tom e algumas outras que devemos ter atenção, esse foi o fica ligado dessa última quarta. 


Agora falando de novo dos dois ideogramas nós temos “pequeno”  ao lado de “coração/mente”... Poderíamos pensar que devemos voltar nossos corações e mentes para as pequenas coisas?


Ainda sobre isso, Si Fu nos lembrou de um ditado muito falado na Itália e amplamente usado por mafiosos que alerta o seguinte: 

“I piccoli mali sono le sorgenti del nostro dolore. Gli uomini non inciampano nelle montagne ma sulle pietre.” 


“Pequenos males são as fontes de nossa dor. Os homens não tropeçam em montanhas, mas em pedras. "


Durante uma rápida leitura para trazer a escrita correta deste provérbio em italiano, observei que um número grande de italianos diz ser um provérbio chinês… Parece que Marco Polo não trouxe só pacotes de miojo Turma da Mônica na mochila. (Calma, já sei que se comia macarrão na Itália antes de Marquito, mas não dava pra deixar barato.)


Outro alerta de meu Si Fu é para não esquecer de monitorar alguma parte, isso certamente geraria um decréscimo de qualidade no passo seguinte na sua execução da sequência. 


E já que estamos na semana internacional do folclore, vou encaixar mais um dito popular espanhol: 

“Borra con el codo lo que escribe con la mano.”

“Ele apaga com o cotovelo o que escreve com a mão.”


Depois desse chain combo de China, Brasil, Itália e Espanha não tive como não associar com minha irmã Kung Fu que vive um laço real com todos estes povos; Carmen Maris.


E caso vocês queiram ler as percepções dela aqui está o caminho


https://naestradadesaamfaat.home.blog/


Hoje eu vou me despedindo por aqui e na semana que vem eu continuo essa ideia falando da Poesia, Filosofia e a Ciência como elementos indivisíveis como 心 (sam) comporta racionalidade e sentimentos num só barco.


Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário